quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mundo digital chega ao campo!

Nova tecnologia ajuda agricultores a optimizar produções.

Numa época que se define ‘de crise’, Portugal ainda tem empresas que geram ideias inovadoras. Exemplo disso é a Dengun que recentemente desenvolveu uma aplicação mobile e web “bastante útil” para o auxilio de qualquer exploração agrícola.

Ao Ciência Hoje, o responsável pelo e-marketing da empresa sediada em Faro e em Macau, explica que a aplicação (Managecrop“serve para recolher dados no terreno por parte dos supervisores que são instantaneamente transmitidos para uma aplicação web que os processa e gera relatórios”.

Segundo Frederico Honrado, a nova tecnologia consiste em quatro módulos: controlo de produtividade, pestes, drenagens e tanques.

O controlo de produtividade, por exemplo, é feito através da recolha de dados, através de um telemóvel ou um tablet que têm a aplicação instalada (android ou iphone), por parte dos supervisores. Estes vão registando o que cada colaborador produz, os dados são enviados para uma aplicação web que gera relatórios da produção de cada funcionário em tempo real, o que “possibilita identificar os colaboradores mais produtivos que recebem prémios de produção e os menos produtivos para lhes ser prestado auxílio”.

Menu da aplicação
Menu da aplicação
 
Através do mesmo processo é possível assinalar focos de pragas, doenças, armadilhas, auxiliares e ausências no mapa do terreno agrícola por parte dos supervisores. Todos estes dados ficam assinalados digitalmente com símbolos específicos nas respectivas capelas, em tempo real e são transmitidos para a aplicação web para serem processados. Assim, darão uma perspectiva temporal dos locais mais afectados, tornando possível prever estes acontecimentos e agir com prevenção.

O manuseamento de tanques agrícolas é uma tarefa que exige conhecimento que muitas vezes os funcionários não possuem. “Com a aplicação mobile é possível a qualquer funcionário inserir os dados da capacidade actual do tanque e o sistema efectua um cálculo automático que indica instantaneamente a quantidade de adubo a misturar com a água”, explica Frederico Honrado. Os dados são transmitidos para a aplicação web e será visível uma perspectiva global do estado de todos os tanques. “Isto traz mais autonomia a todos os funcionários, e elimina-se tempo desnecessário que era desperdiçado quando o funcionário tinha que se dirigir à pessoa encarregue de calcular as quantidades”, sublinha.

Todos estes módulos da aplicação são apresentados num mapa real por satélite do terreno em questão, dando uma perspectiva precisa do estado da exploração agrícola, em tempo real, segundo os factores mais importantes, em qualquer local, desde que tenha um sinal wireless de internet.

A aplicação mobile e web é considerada inovadora porque, “que tenhamos conhecimento, não existe nenhuma aplicação deste género a nível mundial”, refere o responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário