terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis

No dia 1º de março de 2012, no Salão Nobre da Academia Brasileira de Filosofia – Casa de Osório, na cidade do Rio de Janeiro,  irá acontecer o Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis.
O evento é uma realização conjunta da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia, com a Frente Parlamentar Ambientalista, com a ABEMA – Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente, ANAMMA – Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e com o Sistema ONU no Brasil.
A reunião vai contar com a parceria de outras 140 instituições representativas do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, e terá como homenageado o jornalista André Trigueiro, e como presidente de honra o empresário e ativista social Oded Grajew.
O congresso tem o intuito de sensibilizar os participantes acerca da importância da sustentabilidade urbana e apresentar o Programa Cidades Sustentáveis, coordenado por Grajew. O Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br) é um audacioso projeto, encampado por mais de 60 das maiores instituições e empresas do país, com uma ideia simples: sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras de desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. No Brasil, a população urbana chega a 85%. E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumentam também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental.
Os candidatos que assinarem a Carta Compromisso em apoio ao Programa Cidades estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis, dispostas em 12 eixos e com mais de 300 indicadores sociais, ambientais e econômicos. Se eleitos, deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
As assinaturas começarão a valer a partir da oficialização dos pré-candidatos nas convenções partidárias, que devem ocorrer de 10 a 30 de junho de 2012. Durante a cerimônia de abertura do congresso haverá uma "Ato de Assinatura" do programa, por dezenas de pré-candidatos às eleições em 2012.
O  público-alvo são principalmente candidatos às próximas eleições municipais, assim como gestores públicos, no sentido de sensibilizá-los acerca da causa da sustentabilidade urbana, questão central das discussões atuais.
As inscrições são gratuitas, através do email: meioambientecamara@gmail.com e maiores informações no site www.abema.org.br e pelos fone (21) 2252-8593.
Confira a programação abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário