sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mestrado do Itep promove II Seminário sobre Tecnologia Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, na próxima semana (dias 30 deste mês e 1º de dezembro), o II Seminário de Integração de Pós-Graduação e Pesquisa em Tecnologia Ambiental, com o objetivo de promover debates sobre os desafios da pesquisa multi e interdisciplinar, divulgar pesquisas e experiências na área para a comunidade científica e para a sociedade, além de articular profissionais e instituições para futuras parcerias. Podem participar pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.

O evento, que acontecerá nos dois dias a partir das 17h30, no auditório Engenheiro Pelópidas Silveira, na sede do Itep, também se destina a servir como ambiente para integração das pesquisas de discentes e egressos de cursos de pós-graduação na área ambiental. As inscrições são gratuitas e as submissões de resumos e pôster poderão ser feitas até o dia 25 (sexta-feira). A programação está disponível no site do Itep em: www.itep.br/images/programao.pdf .

No dia 30, às 18h30, será realizada a abertura do evento, com o superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação do Itep, Geraldo Eugênio de França; o coordenador do Mestrado do Itep, Eden Cavalcanti; a representante dos alunos egressos do curso de Mestrado, Rosangela Maria de Melo; e o representante do corpo discente, Geraldo Campos Pinto Filho.
Logo em seguida, haverá a conferência de abertura, com a professora e engenheira civil Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil/Grupo de Saneamento Ambiental da UFPE, sobre o tema “A Interdisciplinaridade na Gestão Ambiental”. Doutora em Planejamento Ambiental (Technische Universitat Berlin), ela é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil- Área de Concentração Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (Mestrado e Doutorado) e do Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente- Rede Prodema (Mestrado Acadêmico), ambos da UFPE.



Às 19h30, haverá sessão técnica com apresentação de pôsteres. Em seguida, sessão técnica com apresentação de 12 trabalhos orais pelos egressos, sobre temas diversos, como sensoriamento remoto, uso de geotecnologias, levantamento de cianobactérias em reservatórios, redução de impactos ambientais, perfil ambiental e sustentável de escolas particulares e educação ambiental.



No dia 1º, às 18h30, haverá a mesa-redonda “A Interdisciplinaridade de Estudos Ambientais”, com a professora e geógrafa Edivânia Torres Aguiar Gomes, docente titular do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Os demais palestrantes são os professores Margareth M. Alheiros, da UFPE, sobre “Meio físico”; Elba Maria Nogueira Ferraz Ramos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), sobre “Meio biótico”; Luiz Henrique Romani Campos, da Fundação Joaquim Nabuco, sobre “Meio Socioeconômico”; e Veleda Christina Lucena de Albuquerque, da UFPE, sobre “Arqueologia e Patrimônio Cultural”.

Logo após, haverá sessão técnica com apresentação de 12 trabalhos orais pelos egressos, sobre temas como qualidade da água bruta, mudanças climáticas, impactos ambientais e ocupacionais dos resíduos sólidos gerados por micros e pequenas empresas e remediação de áreas degradadas pela extração de areia.

O seminário é promovido pelo Mestrado, em parceria com a Unidade de Gerenciamento de Projetos Barragens (UGP Barragens), Diretoria Técnica e Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação do Itep.


Mais informações

Secretaria do Mestrado- (81) 3183.4226

mestrado@itep.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário