terça-feira, 12 de julho de 2011

Al Gore anuncia nova campanha sobre clima

O ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore anunciou uma nova campanha para alertar a população sobre os riscos das mudanças climáticas. O evento "24 Hours of Reality", nos dias 14 e 15 de setembro, será transmitido durante 24 horas em 24 fusos horários, e vai trazer cientistas, celebridades e líderes empresariais para falar sobre a crise climática. No Brasil, haverá atividades no Rio de Janeiro, segundo o site do projeto, a partir das 20 horas do dia 14 de setembro. Porém, ainda não há detalhes sobre o que será feito.

O evento será organizado pela ONG Projeto da Realidade Climática, fundada em 2006 por Al Gore sob o nome Aliança para a Proteção do Clima. Durante as 24 horas, Gore pretende alertar a população sobre os riscos da mudança climática. "Vamos empregar todos os nossos recursos na educação e na mobilização do público sobre a realidade da crise climática e para ajudar a construir um movimento global pela mudança", disse Maggie L. Fox, presidente da organização. Serão apresentados problemas climáticos que estão acontecendo ao redor do mundo. Uma apresentação multimídia criada por Al Gore será apresentada uma vez a cada hora, em cada fuso horário. Pessoas que sofrem com enchentes, tempestades e outros porblemas climáticos darão depoimentos.
No Rio de Janeiro, provavelmente, o evento vai destacar as tragédias provocadas pelas chuvas dos últimos verões. "O Rio atualmente enfrenta inundações extremas e violentos deslizamentos de terra. Em janeiro deste ano, mais de 900 pessoas morreram com as intensas chuvas na Região Serrana que provocaram desabamentos, com grandes prejuízos a imóveis e infraestrutura", diz o texto sobre o evento no Rio, no site do Projeto da Realidade Climática.

Al Gore não promovia grandes campanhas desde seu documentário Uma verdade inconveniente, lançado há cinco anos. Reportagem no site do jornal britânico The Guardian estaca essa volta de Al Gore à luta. O ex-presidente dos Estados Unidos se mantinha discreto, evitando aumentar o bombardeio vindo dos republicanos. Em uma Câmara majoritariamente de oposição do presidente democrata Barack Obama, ações para redução de danos ambientais foram tachadas de ofensas aos direitos individuais. Desde o mês passado, parece que Al Gore mudou a estratégia de evitar dar munição aos opositores e, em um artigo na Rolling Stone, diz até Obama deixou o tema "mudanças climáticas" em segundo plano.
Al Gore foi vice-presidente dos EUA entre 1993 e 2001, durante o governo de Bill Clinton. Escreveu o livro Uma verdade inconveniente, cuja adaptação cinematográfica ganhou o Oscar de melhor documentário em 2006. Em 2007, foi laureado com o prêmio Nobel da paz.Al Gore foi vice-presidente dos EUA entre 1993 e 2001, durante o governo de Bill Clinton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário